DER-PE celebra 79 anos de história e compromisso com Pernambuco
Mais NotíciasEvento reúne servidores, homenagens e apresentações culturais na sede da autarquia
O Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER-PE) comemorou, nesta sexta-feira (31), seus 79 anos de fundação com uma cerimônia repleta de homenagens, música e confraternização, realizada no auditório da sede da autarquia. Criado em 1º de novembro de 1946, o órgão é responsável por importantes avanços na infraestrutura viária e na mobilidade do estado.
A programação teve início às 10h, com uma manhã de autógrafos da jurista e escritora Vanessa Paiva, autora do best-seller “A Herança Invisível”. Em seguida, às 11h, o presidente do DER-PE deu as boas-vindas aos servidores e participou da palestra ministrada pela convidada, que abordou temas ligados à superação e propósito profissional.
Ao meio-dia, o coral do DER-PE, formado por servidores, emocionou o público com um repertório especial preparado para a ocasião. O momento de confraternização foi encerrado com o tradicional “parabéns” pelos 79 anos do departamento.
Durante o evento, o diretor-presidente do DER-PE, André Fonseca, prestou homenagem a servidores que dedicaram décadas de suas vidas à instituição, reconhecendo o compromisso e a contribuição de cada um para a história do órgão.
“Nada disso teria sentido se não fossem vocês, pessoas que dedicaram a vida inteira, mais da metade da vida, ao DER-PE. Essa turma, com mais de 30, 40 e até 50 anos de serviço, merece todo o nosso reconhecimento. Estamos juntos, trabalhando para melhorar a malha viária de Pernambuco e levar mais mobilidade aos pernambucanos”, destacou Fonseca.
Entre os homenageados, estava o servidor José Marcone Rodrigues Chalegre, que recebeu uma placa em reconhecimento pelos 52 anos de dedicação ao departamento.
“Fiquei muito honrado e orgulhoso por essa homenagem. Agradeço aos colegas que caminharam comigo nessa trajetória, tanto nos momentos fáceis quanto nos de desafio. Continuo à disposição para contribuir com o órgão e com o engrandecimento do Estado. Sou servidor público e sirvo com orgulho”, afirmou Marcone.
Sobre o DER-PE
Criado pelo Decreto-Lei nº 1.463, de 17 de setembro de 1946, o Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco tem a missão de planejar, construir e gerenciar o sistema de transporte rodoviário estadual, promovendo conforto, segurança e desenvolvimento econômico para a população.
O primeiro diretor-geral foi o engenheiro Osvaldo Maurício de Abreu (1946–1948). Ao longo de quase oito décadas, o cargo máximo da autarquia já foi ocupado por 41 profissionais. Atualmente, a direção está sob o comando do engenheiro civil André de Souza Fonseca.
Foto: Raul Buarque/DER-PE.






