Ouvidoria Acesso à Informação Tabelas de Custo PORTAL AET CONSULTA PLACAS Envio de Documentos - RH SAÚDE PÚBLICA METAS CONSULTA SEI

Departamento de
Estradas de Rodagem
Governo do Estado do Pernambuco

Notícias

DER-PE promove palestra do Novembro Azul e reforça conscientização sobre saúde masculina

Mais Notícias

O Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER-PE) realizou, na manhã desta terça-feira (26), uma palestra dedicada ao Novembro Azul, com foco na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. A atividade contou com dezenas de servidores e colaboradores, no auditório do prédio-sede do órgão, no bairro de Santo Amaro, na área Central do Recife.

O encontro teve como temática: Quebrando Tabu, Salvando Vidas - como palestrante o gestor governamental Marcos Vinicius da Silva Filho, integrante do Escritório de Gerenciamento de Projetos da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag-PE). Com experiência na gestão de indicadores e no monitoramento de políticas públicas de saúde, Marcos Vinicius conduziu uma exposição técnica e esclarecedora sobre os principais desafios relacionados ao cuidado masculino. O diretor-presidente do DER-PE, André Fonseca, esteve presente e abriu a palestra saudando os servidores que participaram da atividade.

Além disso, Marcus Vinicius é a prova de que o diagnóstico e tratamento contra o câncer de próstata é uma luta de todos os homens. “Fui diagnosticado em 2022, em plena pandemia da Covid-19. Foi um momento difícil pra mim, mas não me desestimulou e enfrentei a doença. Realizei dois procedimentos cirúrgicos e estou curado. A importância da conversa de hoje é importante para o autocuidado masculino. Nós homens não temos os bons hábitos das mulheres do cuidado periódico, portanto, a minha missão é contar um pouco da minha história, abordando os cuidados preventivos e do avanço da medicina para o combate ao câncer de próstata”, destacou o palestrante.

A luta contra o câncer de próstata está presente na vida do palestrante antes mesmo de ser diagnosticado com a enfermidade. O pai de Marcos morreu em decorrência da doença após passar oito anos de tratamento clínico.

“Eu perdi meu pai quando eu tinha 15 anos. Isso foi muito doloroso. Daí, quando eu completei 35 anos, resolvi antecipar meus exames para justamente prevenir a doença. Quando fui diagnosticado procurei logo o tratamento, pois eu não queria que meus três filhos passassem pela mesma sensação de perda que eu passei com o meu pai. A experiência que tive foi importante para enxergar que os meus filhos não pudessem passar pela mesma dor que tive”, comentou o palestrante.

“Essa é uma doença silenciosa, podendo afetar qualquer homem, mas principalmente a partir dos 50 anos. Ela [doença] é perfeitamente, se tratável, possível de se conviver. Provavelmente se não foi muito avançado e agressivo, você pode levar uma vida normal e realizar o tratamento clínico sem muitas sequelas. O importante é que estes momentos [palestra] sirvam para desmistificar , principalmente, para alguns exames, como o do toque retal, que ainda é um tabu para os homens. Se eu conseguir fazer com que uma pessoa aqui nessa plateia que passe a se cuidar e faça os exames necessários eu já saio daqui satisfeito”, finalizou Marcos Vinicius.

Dados

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, com 71.730 novos casos estimados anualmente para o triênio 2023-2025. O principal fator de risco é a idade, sendo mais frequente em homens com mais de 50 anos. A detecção precoce aumenta significativamente as chances de cura, mas o diagnóstico pode ser assintomático no estágio inicial.

Além disso, estudos médicos indicam que 5% dos homens com idade a partir de 50 anos têm o diagnóstico positivo para o câncer de próstata. Outro dado alarmante é que um homem morre a cada 38 minutos no Brasil por câncer de próstata, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Diante desse cenário, a prevenção e o tratamento precoce continuam sendo as principais armas para a luta contra o câncer de próstata. O exemplo de cuidado preventivo e da importância dos exames periódicos é do engenheiro civil lotado na Diretoria de Projetos do DER-PE, Evandro Aquino, de 53 anos, sendo destes 26 dedicados ao serviço público.

“Eu sou totalmente aberto a essa campanha, faço a divulgação sempre da conscientização. Eu tenho a prática dos meus exames periódicos, desde os meus 45 anos. É salutar essa precaução de todos nós homens, pois devemos cortar o mau pela raiz o máximo que pudermos. Muitos homens se esquecem do cuidado com a saúde e a desconstrução dos preconceitos e tabus é um processo muito importante. A gente precisa se cuidar para também cuidarmos dos outros e cumprir nosso papel na sociedade, principalmente no social. A desconstrução vem a partir de uma necessidade de construção”, destacou o servidor.

Palestra

Durante a apresentação, o palestrante abordou dados atualizados sobre o câncer de próstata — segundo tipo mais frequente entre homens no país —, explicou fatores de risco, sintomas, exames recomendados (como PSA e toque retal) e destacou mitos que ainda afastam muitos homens do acompanhamento preventivo. Ele também enfatizou que o diagnóstico precoce pode garantir mais de 90% de chance de cura.
A palestra reforçou a importância da atenção aos sinais do corpo, da adoção de hábitos saudáveis e do acesso regular aos serviços do SUS. Marcos Vinicius também destacou o papel das famílias e do diálogo aberto para reduzir preconceitos e incentivar o cuidado contínuo com a saúde masculina.
Com a realização da atividade, o DER-PE reafirmou seu compromisso com o bem-estar e a qualidade de vida dos seus servidores, fortalecendo as ações de conscientização promovidas ao longo do Novembro Azul.

Fotos: Letycia Nascimento/DER.

Palestra_Novembro_Azul_2025_-_2.jpeg