Primeiro trecho das obras da BR-101 é liberado

 

Agilidade, fluidez do tráfego, conforto e segurança.  É o que os usuários já encontram no primeiro trecho concluído das obras de restauração e requalificação da BR-101 – Contorno do Recife. O segmento que está sendo entregue à população possui 12 quilômetros de extensão em cada sentido da rodovia (totalizando 24 km de pistas), e vai do município de Abreu e Lima à Avenida Norte, no Recife.

 

A intervenção total beneficia o trecho entre as cidades de Abreu e Lima e Jaboatão dos Guararapes, totalizando cerca de 90 km em obras, incluindo rodovia, acostamentos e acessos. Os serviços de restauração e requalificação do Contorno do Recife estão sendo realizados por meio da parceria firmada entre os Governos Estadual e Federal. O investimento é de R$ 192 milhões e a previsão de conclusão de toda a obra é final de dezembro de 2018.

 

No trecho liberado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) foram executadas diversas ações, como retirada das placas de concreto, recomposição da estrutura do pavimento, drenagem e aplicação do novo asfalto em CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), entre outros.

 

Neste mês de abril, serão finalizados os trabalhos de implantação da nova sinalização, com a pintura das pistas e a instalação das placas de trânsito. “É a maior obra viária realizada em Pernambuco na década”, ressaltou o secretário estadual de Transportes, Sebastião Oliveira.

 

As obras da BR-101​, no Contorno do Recife, seguem em andamento com duas frentes de trabalho atuando nos seguintes trechos:

 

Primeira equipe

Trabalhando no sentido Norte-Sul, no trecho entre a Comunidade dos Milagres e a Fábrica da Coca-Cola, com previsão de finalizar no final deste mês de abril.

 

Segunda equipe 

Executando os serviços no sentido Sul-Norte, no trecho que vai da passarela no Engenho do Meio até o viaduto de Dois Irmãos. 

 

Nesses segmentos, onde os serviços estão sendo realizados, o fluxo segue na pista contrária com tráfego em duplo sentido, com sinalização específica, assim como nos acessos, e nos desvios, que contam com apoio de operários orientando os motoristas, das 6 horas às 18h.