Ouvidoria Acesso à Informação Tabelas de Custo PORTAL AET CONSULTA PLACAS Envio de Documentos - RH SAÚDE PÚBLICA METAS CONSULTA SEI

Departamento de
Estradas de Rodagem
Governo do Estado do Pernambuco

Notícias

DER-PE substitui cinco radares e instala novo equipamento na BR-232; veja os pontos

Mais Notícias
Motoristas que trafegam pela BR-232 devem ficar atentos com a operação de novos radares ao longo da rodovia. Os equipamentos foram instalados pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER-PE) com o objetivo de melhorar a segurança viária em pontos de grande movimento, especialmente no trecho entre Recife e o Agreste.
Conforme portarias publicadas no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (1º), os equipamentos são do tipo controlador eletrônico de velocidade (CEV), com sensores não intrusivos e tecnologia OCR para leitura automática de placas. Todos funcionarão diariamente das 5h às 22h.
Os cinco equipamentos que estão substituindo radares antigos, regulamentados pela Portaria nº 61/2025, iniciam a fiscalização efetiva logo após sua publicação no Diário Oficial, registrando infrações de excesso de velocidade de forma automática. Os pontos são:
• Km 66+750 (Gravatá) – 60 km/h
• Km 77+215 (Gravatá) – 60 km/h
• Km 77+270 (Gravatá) – 60 km/h
• Km 91+250 (Sairé) – 60 km/h
• Km 91+300 (Sairé) – 60 km/h
Além disso, o DER-PE instalou um novo radar, localizado no Km 89+270, em Gravatá, que começou a operar em caráter educativo a partir desta terça-feira, com duração de 15 dias sem autuações. A medida visa conscientizar sobre os limites de velocidade antes do início efetivo das multas.
Os locais foram escolhidos por seu alto volume de tráfego, histórico de sinistros, dentre outros. O objetivo é aumentar a segurança para motoristas e pedestres e diminuir o número de colisões graves.
O monitoramento é preventivo e busca disciplinar o trânsito em uma das rodovias mais movimentadas de Pernambuco, especialmente durante feriados e fins de semana, quando o fluxo de turistas para o Agreste é intenso.
Os motoristas são orientados a respeitar os limites de velocidade e a sinalização viária para garantir viagens mais seguras.
Foto: Divulgação.
Novo_radar_BR-232_-_Agreste_-_2.jpeg